domingo, 11 de maio de 2014

8 Horas: Na escola de Queijo

Trago-vos um livro do Gerónimo Stilton.
Os livros desta coleção fazem parte do PNL , são muito interessantes e agradáveis de ler. O que hoje vos apresento chama-se "8 Horas: Na escola de Queijo". 
É um livro de aventuras que nos conta o seguinte: 
Numa manhã de outono, Geronimo Stilton acordou às seis meia, uma hora mais cedo, para ir ao dia das profissões na escola do Benjamim, o seu sobrinho. Todos os seus parentes lhe ligaram para ele não fazer má figura à frente de todos, como sempre.  Quando chegaram à escola, Geronimo lembrou-se da sua  infância. Depois, foi ver a estante dos troféus e viu que só estavam lá troféus da Ludovica Sapiências, que ficava sempre em 1º lugar, ele ficava em 2º. Ele sempre quis ter lá uma Placa. Quando entrou na sala, viu a professora do Benjamim que o acolheu com um sorriso. Entretanto, a diretora chamou a professora e ela disse a Geronimo para fazer a chamada, para içar a bandeira e para dar de comer ao Gegé, a sua mascote. Depois de fazer a chamada, foram içar a bandeira mas Geronimo ficou pendurado no fio. Quando iam dar de comer ao Gegé, ele fugiu. Quando Hier ÓGlifo, um egiptólogo, estava a apresentar a sua profissão ele mostrou uma múmia e Geronimo assustou-se logo! Depois quando Lapíli Magmático, um vulcanólogo, pediu a Geronimo para por 3 gotas de um líquido noutro, ele espirrou e o líquido foi todo para cima dele.  Na apresentação de Ratardio, Geronimo viu Gegé a ir para as condutas e foi atrás dele.  Depois de muitas voltas, Geronimo estava quase a apanhá-lo, mas...

Lê a história e descobre o que aconteceu!

Eu adorei a parte em que o Gerónimo ficou preso no fio!
Isabel Sofia Soaraes Moniz, 5º2 

Onde terão eles caído? Será que o Stilton conseguiu apanhar o Gegé? Que surpresa lhes estaria reservada? 
Já leste este  livro? E outro desta coleção? De qual gostaste mais? Porquê?
Recomendas esta coleção aos teus colegas? Convence-os a ler!


12 comentários:

  1. Também li um livro da Elisabetta Dami, a autora dos livros de Gerónimo Stilton. A obra que eu li chama-se "O Assalto à estátua de Ouro".
    Neste livro, a parte que mais me agradou foi aquela em que Stilton se dirigiu ao escritório com óculos de sol! Como adormeceu na praia com os óculos no focinho, ficou com uma mancha branca e teve vergonha de a mostrar.
    Catarina Pinto, 5º2

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei muito livro do Gerónimo Stilton "Ai quiseste ir de férias, Stilton?". Desta vez, este roedor simpático sonhava com umas férias e o primo convenceu-o a ir a uma agência de viagens. Contrariado, lá foi! Apesar de não ter confiado no funcionário, marcou uma viagem para uma ilha mas, como ele previa, foi enganado! Um hotel assombrado e outros problemas são peripécias que não podemos perder!
    Pedro Silva, 5º2

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este foi um livro de que gostei muito, porque mostra que devemos saber dizer não e ainda que não podemos confiar em toda a gente.
      Beatriz Alves, 5º3

      Eliminar
  3. Vou falar-vos de mais um livro do Stilton, “As incríveis férias na Pensão Mirarratos”. Num dia de muito calor, Gerónimo, no escritório, decidiu vestir calções e t-shirt, colocar óculos de sol e por um saco de gelo na cabeça. Quando estava assim, apareceu o famoso Murganhoso que lhe ia entregar um prémio. Como o viu naquele estado, já não lho entregou. Muito triste, Gerónimo decidiu ir de férias, mas os contratempos foram muitos e ele foi obrigado a ir para a Pensão Mirarratos, onde teve de ficar no mesmo quarto de Pincky, a sua colaboradora editorial. Quando viu a pensão, ficou aborrecido, mas foi obrigado a ficar lá durante um mês!
    Será que se aborreceu ou conseguiu divertir-se? Lê a história e diverte-te. Vais gostar!
    Ema Sampaio, 5º3

    ResponderEliminar
  4. Eu li, também de Stilton, o "Sorriso de Mona Lisa".
    Desconfiava-se que, debaixo do quadro de Mona Lisa, havia alguma coisa. Graças ao namorado de Tea, Frick, descobriram algumas pistas e...chegaram a uma conclusão, o mistério era uma casaca de ouro, debaixo do quadro de Mona Lisa.!
    Beatriz Alves, 5º3

    ResponderEliminar
  5. Desta coleção, gostei do livro “Quem tem medo de fantasmas”. Gerónimo queria ir a casa da sua tia Lippa mas, por causa do nevoeiro, perdeu-se. Tentou telefonar à Tea, mas o telemóvel não funcionava. Para se abrigar, foi para o castelo Zumzumiau, que ficava ali perto e parecia desabitado. Lá dentro, viu fantasmas e estátuas de felinos que abriam os seus olhos flamejantes de cor vermelho-sangue. Gritou por ajuda, mas não conseguiu nada. De repente, o telemóvel tocou. Era a Tea. Ela e os amigos apareceram. Procuraram por toda a parte e, entre fantasmas e múmias, apareceram dois gatos que…..
    Lê e descobre!
    Carolina Silva, 5º3

    ResponderEliminar
  6. Eu li “O mistério do tesouro desaparecido”. Aqui, Gerónimo recebeu uma carta da tia Glória a dizer -lhe que vinha para a Ratázia na quarta-feira, só que, nesse dia, já era quarta-feira e, mal acabou de ler a carta, a tia Glória entrou, bem como todos os outros membros da família. Ela disse-lhes que havia um tesouro desaparecido. No dia seguinte, partiram todos no avião da Tea à procura do tesouro. Aterraram e continuaram de barco à procura do tesouro, que estava no fundo do mar. Depois de muito esforço, conseguiram encontrar o tesouro só que, ao puxá-lo, os diamantes caíram todos. Foram de novo ao barco e…
    Queres saber se conseguiram o tesouro? Lê o livro!
    Isabel Sofia Moniz, 5º2

    ResponderEliminar
  7. O livro que eu selecionei foi “Uma estranha caravana”. Começa muito bem, porque o Stilton estava de muito bom humor. Chegou ao escritório e viu o avô a telefonar e a pedir três guias turísticos. A Tea, o Benjamim e o Esparrela explicaram-lhe que iam para Raquistão. Ele ficou furioso, porque odeia viajar e, por isso, disse logo que não ia. Mas tentaram convencê-lo e ele lá foi. A certa altura, perderam-se. O avô e o Stilton indicaram caminhos diferentes, mas seguiram a orientação do avô e perderam-se. Foram parar a uma floresta e… a gasolina acabou! Coube ao Stilton arranjar combustível. Foi à boleia buscá-lo. Para lá, foi num trenó puxado por renas. Regressou numa mototrenó, só que o condutor adormeceu e o Stilton teve de conduzir. Entretanto, à frente da caravana onde ficaram alojados caiu uma árvore e…
    Terão regressado à sua “toca”? O Diário dos Roedores terá conseguido publicar a sua aventura?...
    Carolina Silva, 5º3

    ResponderEliminar
  8. Tal como a Beatriz Alves, li o “Segredo da Mona Ratisa”, mas a Beatriz não contou a 1ª parte, que é muito engraçada. Quando Gerónimo chegou a casa, viu a porta do frigorífico entreaberta e ouviu alguém a mastigar com a boca aberta. Cheio de medo, escondeu-se detrás de um cortinado, só que uma pata gordurenta afastou o cortinado. Afinal, era… o seu primo Esparrela! Este contou-lhe, como a Beatriz já disse, que o quadro da Mona Ratisa escondia um segredo, mas, para isso, tiveram de vencer várias pistas. Engraçada foi a maneira como Stilton descobriu a palavra que os levou à descoberta do enigma. Estava a beber sumo picante e ao cuspir a palavra LABIRYNTHUS saiu-lhe!
    O que mais me agradou foi que, passado um mês de terem feito esta descoberta, estreou um filme chamado “O Sorriso de Mona Ratisa”.
    Isabel Sofia Moniz, 5º2

    ResponderEliminar
  9. Também gosto muito dos livros do Gerónimo Stilton e li o título “Agente secreto zero zero Kapa”. Quando Gerónimo se vestia para ir trabalhar, apercebeu-se de um rato com óculos escuros que, afinal, era um amigo de infância. Este explicou-lhe que tinha um nome secreto Zero Zero Kapa e disponibilizou-se para o proteger dos roubos, mas Gerónimo recusou. Entretanto, desapareceu da secretária de Gerónimo um sobrescrito, o que deixou o avô furioso, porque aquele desaparecimento podia levar ao encerramento do jornal. Como conseguiu Gerónimo recuperar um documento tão importante? Lê, vais divertir-te!
    Inês Saraiva, 5º9

    ResponderEliminar
  10. Eu optei pelo título “Quatro ratos no Faroeste”. Gerónimo e a sua família foram até ao deserto. Aqui foram até um saloon, onde conheceram muita gente, entre eles Bob que os convidou a adquirirem roupa diferente e eles passaram a usar um estilo western. Tiveram que pagar as roupas, mas Bob não aceitou dinheiro, exigiu-lhes ouro, o que obrigou Gerónimo a dar-lhe o seu relógio de ouro e um dente de ouro. Os primos foram obrigados a dar-lhe, também, todo o seu ouro. Depois, teve que combater, só que… será que Gerónimo ganhou? Descobre com a leitura deste magnífico livro!
    Beatriz Cunha, 5º9

    ResponderEliminar
  11. Eu li “O código do dragão”. Tea Silton, na noite dos desejos, recebeu uma carta. Formulou o seu e embarcou para a Ilha das Baleias. Depois de encontrar a baleia azul, no porto, encontrou cinco raparigas, que Tea achou estranhas. Depois, foi para o College Topford e viu-as lá, novamente. Durante a noite, ouviu-as roncar, mas, na manhã seguinte, continuava a ouvi-las. Abriu a porta e espreitou, só que…não estava lá ninguém.
    Que mistério seria aquele? Diverte-te e descobre!
    Vitória Carvalho, 5º9

    ResponderEliminar

 

Blogroll