quarta-feira, 28 de maio de 2014

História do gato e da gaivota que a ensinou a voar


Na minha opinião este livro é muito interessante, pois mostra-nos que é possível existir amizade entre seres muito diferentes De um susto pode nascer uma amizade!
Ao sobrevoar o oceano, Kengah caiu numa mancha de petróleo e teve dificuldades em prosseguir o seu voo. Conseguiu continuar e caiu na varanda de Zorbas , um gato preto e gordo. Após conversarem sobre o problema dela, tornaram-se amigos.
Kengah pôs um ovo, pediu a Zorbas que não o comesse, que tomasse conta da sua cria, que a ensinasse a voar e …morreu!
Zorbas contou com a solidariedade dos seus amigos e juntos cumpriram a promessa que Zorbas tinha feito a Kengah.
Todos deviam ler este livro, pois ensina-nos muito.


Leonor Silva 7º9

5 comentários:

  1. A obra ”História da gaivota e do gato que a ensinou a voar” é um livro muito interessante.
    Por um lado, é um texto emocional porque Ditosa (a gaivota do ovo) nem chega a conhecer a sua mãe. Também é uma obra educativa, pois fala das marés negras e das consequências que estas podem causar aos seres vivos e ao ambiente.
    Por outro lado, é um texto um pouco repetitivo, pois algumas personagens, como Sabetudo, ao longo do livro, repete algumas falas, por exemplo “Terrível, Terrível!!”.
    Aconselho a sua leitura, pois, ao ler este texto, consegue-se entender mais um pouco da vida dos outros seres vivos e dos riscos que estes correm.
    Francisca Daniela 7º9

    ResponderEliminar
  2. Para mim, esta história é muito interessante uma vez que aborda temas com humor, com alguma crítica para com a sociedade em geral e não esquecendo a amizade que houve entre as personagens.
    Relativamente à crítica, penso que se realçou por exemplo a chamada de atenção para o problema da poluição mais particularmente em relação às marés negras, visto que a história partiu daí. Em relação à amizade foi bastante importante, dado que os amigos de Zorbas mostraram companheirismo perante a delicada situação da gaivota.
    Este livro é uma mistura de sentimentos e críticas, recomendo a todos para ler.
    Sara Silva, 7º6

    ResponderEliminar
  3. Ao lermos a “História da Gaivota e do Gato que a ensinou a voar” aprendemos principalmente a cumprir as promessas que fazemos
    No decorrer da história, também descobrimos que é bom ser diferente e que uma amizade só é possível se todos colaborarem. É mais fácil gostar dos que são iguais a nós, mas os gatos incluíram a jovem gaivota como se ela fosse um deles, aceitaram a sua maneira de ser. Descobrimos que se deve ter cuidado com as pessoas em quem confiamos porque vai haver sempre alguém a querer fazer-nos mal.
    Mesmo no fim do livro, o autor fala sobre realizar os nossos sonhos porque o maior sonho da gaivota Ditosa era voar. Ela tentou dezenas de vezes e, no final, conseguiu porque “só voa quem se atreve a fazê-lo”
    Acho que é uma história muito bonita e simples que todas as pessoas deviam ler, porque se adapta a todas as idades.
    Matilde Rocha 7º8

    ResponderEliminar
  4. eu já li este livro, mas queria perguntar-te por que é que resolveste ler este livro?
    seja a resposta que deres acho que escolheste um livro muito bonito.

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião, este livro é muito interessante, pois mostra-nos que é possível existir amizade entre seres muito diferentes.
    De um susto nasceu uma amizade. Ao sobrevoar o oceano, Kengah caiu numa mancha de petróleo e teve dificuldade em continuar o seu voo. Depois de cair na varanda de Zorbas e de uma pequena discussão, tornaram-se amigos. Desta amizade, surgiu uma promessa e Zorbas foi um amigo fiel.
    Todos deveriam ler este livro, pois ensina-nos muito.
    Leonor Silva, 7º9

    ResponderEliminar

 

Blogroll